Doohan confirma saída da F2 e diz que “teria muito a perder e pouco a ganhar” em 2024

Jack Doohan confirmou a notícia que circulou nas últimas semanas pelo mundo da F2: a de que deixa a categoria após o desfecho da temporada 2023

A trajetória de Jack Doohan na Fórmula 2 vai chegar ao fim na etapa derradeira da temporada 2023, em Abu Dhabi. O piloto afiliado da Alpine anunciou, após disputar o primeiro treino livre do GP da Cidade do México de Fórmula 1 no carro de Pierre Gasly, que não fará parte de uma terceira temporada no grid da principal categoria-satélite do Mundial.

Doohan estreou na F2 ainda na temporada 2021, quando correu as últimas etapas pela MP. Tornou-se titular na Virtuosi, em 2022, para o primeiro ano completo e impressionou ao longo do ano, com direito a três pódios e três vitórias, além do sexto lugar. A expectativa era brigar pelo título neste 2023, algo que não se concretizou: Jack vai para a final do campeonato em quarto lugar, mas fora da briga.

Segundo o australiano, que tem apenas 20 anos de idade, o que realmente importa é que tirou o máximo dentro do que poderia fazer enquanto piloto. E acredita ter convencido a Alpine do valor que tem para um futuro na F1.

“Não vou competir na Fórmula 2 no ano que vem”, revelou. O piloto disse que uma terceira temporada na categoria “não parece algo realista”.

Jack Doohan nos treinos livres da F1 no México (Foto: Alpine)

“Com tudo que tem acontecido, acho que tirei o máximo. Fizemos um ótimo trabalho com o que esteve sob meu controle, então fazer outra temporada não me daria grande ganho”, opinou.

“Meus dois anos na F2 não caminharam exatamente conforme o planejado: tenho certeza de que todo mundo pode dizer que isso sempre funciona assim. Mas acho que, entre bons e maus momentos, tive alguns bastante bons e toquei bem o que tinha sob controle. Creio que me saí bem e mostrei minha capacidade”, seguiu.

“Fazer outra temporada da F2, seria assim: se eu ganhasse, seria o esperado; mas se perdesse… Haveria muita coisa a perder e pouco a ganhar, então acho que estou fazendo a coisa certa”, reforçou.

Nos meandres do paddock da F1, o que se espera é que Doohan siga como reserva da Alpine por mais uma temporada e que tem ao menos uma chance de competir com a equipe francesa no WEC antes de voltar ao mundo da F1 em 2025.

“Não estou saindo da F2 direcionado para o WEC, não existe nada confirmado. E não é uma questão de ‘puxa, quando eu vou saber’. É uma questão do que nós queremos: mesmo que eu vá ao WEC, o plano é voltar para a F1 em 2025. A equipe está contente com nosso trabalho e trajetória, então, se aparecer uma possibilidade de ir nessa direção [WEC] para aumentar minha estrutura e expandir meu conhecimento em diferentes áreas, ficarei ansioso para tanto”, garantiu.

“Mas a meta seguirá sendo a Fórmula 1, e a equipe trabalha neste sentido, comigo ficando por aqui e ainda na briga por essa vaga. É a minha rota e tenho certeza que chegarei lá”, finalizou.

A temporada da Fórmula 2 termina com a etapa de Abu Dhabi, entre os dias 25 e 26 de novembro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2023 na Cidade do México: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.